NEPEFI - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Inclusiva

O NEPEFI, situado no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), vinculado ao Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA), foi criado no ano de 2020, com a finalidade de:

Investigar a constituição dos indivíduos e suas inserções em contextos escolares e não-escolares na perspectiva da inclusão. Tem como foco de estudos/pesquisas: a constituição da subjetividade humana em contextos escolares e não escolares; o brincar e a criança com deficiência e transtorno do espectro autista; currículo, formação inicial e continuada de professores de Educação Física na perspectiva inclusiva; práticas pedagógicas escolares e não escolares inclusivas; políticas públicas e inclusão.

Coordenação
Coordenadora Prof. Drª. Maria das Graças Carvalho Silva de Sá
Vice-Coordenador Prof. Drº. José Francisco Chicon
Contato
Telefone (27) 4009-2622
E-mail mgracasilvaesa [at] gmail.com
Instagram @laefafestufes

PESQUISADORES

CURRÍCULO LATTES

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Daniel Poubel Martelletti

http://lattes.cnpq.br/7763098693250254

Mestrado

Daniela Lima Bonfat

http://lattes.cnpq.br/3909129563349623

Doutoranda

Fabiana Zanol Araújo

http://lattes.cnpq.br/3258766319203506

Doutoranda

Flaviane Lopes Siqueira Salles

https://lattes.cnpq.br/1335148959254904

Doutoranda

Ingrid Rosa Carvalho

http://lattes.cnpq.br/1316345163411733

Mestrado

Izabella Vighini Garozzi

http://lattes.cnpq.br/4913858952590307

Graduanda

Mauricio Barcelos de Barros Cruz

https://lattes.cnpq.br/0474764699475952

Mestrando

Rayanne Rodrigues de Freitas

http://lattes.cnpq.br/0686528011547139

Mestranda

Thierry Pinheiro Nobre

http://lattes.cnpq.br/8872398708864587

Mestrando

PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA

Título

Autor/Autora

Ano de Publicação

Link de acesso

Artigos

A linguagem como instrumento de inclusão social: uma experiência de ensino do hip hop para jovens e adultos com deficiência intelectual e autismo

Ingrid Rosa Carvalho; Joyce Klein; Daiane Matheus Pessoa; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá.

2020

Acessar

A inclusão na Educação Física escolar: um estudo narrativo com professores de Miracema do Tocantins/TO

Daniela Lima Bonfat; Marciel Barcelos; Rodrigo Lema Del Rio Martins; Lucas Xavier Brito.

2020

Acessar

Educação Física escolar e o transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa

Flaviane Lopes Siqueira Salles; Luan Gonçalves Jucá; George Almeida Lima; Carlos Henrique Nascimento de Cristo Junior.

2022

Acessar

Educação na Modernidade Líquida: O Desafio de Educar

Mauricio Barcelos de Barros Cruz; Fabio José Antonio da Silva; Ronualdo Marques;  Paulo Roberto Ribeiro Marinho; Avanilde Polak; Vinicius Guiraldelli Barbosa; Marco Antônio Ribeiro Merlin;Gilson Alves Ribeiro; Antônio Igo Barreto Pereira; Gilmarques Lopes Gomes.

2022

Acessar

Práticas Corporais de Aventura como ferramenta inclusiva para pessoas com deficiência

Flaviane Lopes Siqueira Salles; Rayanne Rodrigues de Freitas; Daniela Lima Bonfat; Daniel Poubel Matos da Silva; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá.

2022

Acessar

Percepções sobre a melhoria da qualidade de vida de participantes de um projeto de extensão para pessoas com baixa visão e cegueira durante a pandemia.

Daniela Lima Bonfat; Rayanne Rodrigues de Freitas; Mauricio Barcelos de Barros Cruz; Izabella Vighini Garozzi; Maurício Barcelos de Barro Cruz; Julia Mofati Azevedo; Bruno Vinicius Vieira de Aguiar; Ana Claudia Silverio Nascimento; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá.

2023

Acessar

Formação inicial de professores de Educação Física numa perspectiva inclusiva: uma análise documental.

Daniela Lima Bonfat; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá.

2023

Acessar

Capacitismo, deficiência e educação física: notas sobre uma prática discriminatória e excludente

Daniela Lima Bonfat; Rayanne Rodrigues de Freitas; Fabiana Zanol Araújo; Flaviane Lopes Siqueira Salles; Mauricio Barcelos de Barros Cruz; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá.

2024

Acessar

Livros

Educação física e inclusão: aspectos relacionais da criança com autismo

Fabiana Zanol Araújo; José Francisco Chicon

2020

Acessar

A mediação do professor no brincar da criança com autismo

Flaviane Lopes Siqueira Salles; José Francisco Chicon

2020

Acessar

Capítulo de livros

Aspectos Associados À Prática De Atividade Física Durante A Pandemia Da Covid-19

Mauricio Barcelos de Barros Cruz; Maurício Almeida; Cleonaldo Gonçalves Santos; Ana Paula Campos Fernandes; Alisson Roberto Isidorio; Mauro Lúcio de Oliveira Júnior.

2021

Acessar

Tensões, avanços e possibilidades no processo de escolarização dos sujeitos com autismo: uma revisão bibliográfica

Flaviane Lopes Siqueira Salles

2021

Acessar

Obs.: Impresso

Percepção dos/as acadêmicos do Curso de Bacharelado em Educação Física sobre sua experiência de formação no Laefa

Flaviane Lopes Siqueira Salles

2021

Acessar

Obs.: Impresso

A intervenção educativa na brincadeira da criança com autismo.

Fabiana Zanol Araújo; Talita Brasileiro Vaz Penatieri; José Francisco Chicon; Ivone Martins de Oliveira.

 

2021

Acessar

Obs.: Impresso

Relações Sociais na infância: um olhar para a criança com autismo

Fabiana Zanol Araújo; Josó Francisco Chicon; Ivone Martins de Oliveira; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá

2021

Acessar

Aprender brincando: caderno de fundamentos e atividades lúdicas inclusivas para crianças de 3 a 6 anos.

Fabiana Zanol Araújo; Flaviane Lopes Siqueira Salles; Thierry Pinheiro Nobre; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá; Mônica Frigini Siqueira; Gabriela de Vilhena Muraca; Suzana Azevedo Feltmann Silva; Gabriela Linhares Daltio; Tatiana Maria de Souza; Pedro Sobrado Jabour Braz da Silva; Brenda Patrocínio Maia; Iago Peruchi da Cunha.

 

2021

Acessar

A constituição de vínculo na relação entre uma criança com autismo e o professor.

Fabiana Zanol Araújo

 

2021

Acessar

Obs.: Impresso

A brincadeira da criança com autismo na brinquedoteca

Rayanne Rodrigues de Freitas; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá; Ivone Martins de Oliveira; Gabriela de Vilhena Muraca.

2021

Acessar

A ação mediadora do professor na brincadeira da criança com autismo

Rayanne Rodrigues de Freitas; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá; Ivone Martins de Oliveira; Gabriela de Vilhena Muraca.

2021

Ebook-O-brincar-da-crianca-com-autismo.pdf (inclui.org)

Educação Física, dança e inclusão: uma revisão bibliográfica em periódicos nacionais. In: Experiências inclusivas em Educação Física: contextos escolares e não escolares.

Daniela Lima Bonfat

2021

Acessar

Obs.: Impresso

Educação Profissional E Tecnológica: Corpo, Gênero E Sexualidade Na Educação Física

Mauricio Barcelos de Barros Cruz; Maurício de Almeida; Mauro Lúcio de Oliveira Júnior; Cleonaldo Gonçalves Santos; Priscila Figueiredo Campos Reinaldo Oliveira Paizante; Maurício Nigri Junior; Paulo Márcio Fucci; Naysia Alves Figueiras; Guilherme de Andrade Ruela.

2023

Acessar

A necessidade como mola propulsora para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança com autismo

Thierry Pinheiro Nobre; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá; Mônica Frigini Siqueira; Gabriela de Vilhena Muraca.

 

2023

Acessar

Vamos Brincar: Cadernos de fundamentos e atividades lúdicas inclusivas para crianças de 3-6 anos. Volume 2.

Fabiana Zanol Araújo; Flaviane Lopes Siqueira Salles; Thierry Pinheiro Nobre; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá; Mônica Frigini Siqueira; Gabriela de Vilhena Muraca; Suzana Azevedo Feltmann Silva; Tatiana Maria de Souza; Iago Peruchi da Cunha; Wendalla Souza Reis; Paula Nathalia Moreira

2023

Acessar

Dissertações

A mediação pedagógica do professor na brincadeira da criança com autismo

Flaviane Lopes Siqueira Salles

2018

Acessar

Aspectos relacionais da criança com autismo em situação de brincadeira

Fabiana Zanol Araújo

2019

Acessar

Ações colaborativas em aulas de Educação Física: possibilidades inclusivas para os alunos público-alvo da Educação Especial

Ingrid Rosa Carvalho

2022

Acessar

​​​​​​Formação inicial de professores de Educação Física na perspectiva inclusiva: uma análise comparativa sobre Brasil e Portugal

Daniela Lima Bonfat

2022

Acessar

Formação Continuada em Educação Física na perspectiva inclusiva no município de Anchieta/ES: avanços, desafios e possibilidades para atuar com alunos público-alvo da educação especial.

Daniel Poubel Martelletti

2023

Acessar

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910