NEPEFI - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Inclusiva
O NEPEFI, situado no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), vinculado ao Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA), foi criado no ano de 2020, com a finalidade de:
Investigar a constituição dos indivíduos e suas inserções em contextos escolares e não-escolares na perspectiva da inclusão. Tem como foco de estudos/pesquisas: a constituição da subjetividade humana em contextos escolares e não escolares; o brincar e a criança com deficiência e transtorno do espectro autista; currículo, formação inicial e continuada de professores de Educação Física na perspectiva inclusiva; práticas pedagógicas escolares e não escolares inclusivas; políticas públicas e inclusão.
| Coordenação | |
|---|---|
| Coordenadora | Prof. Drª. Maria das Graças Carvalho Silva de Sá |
| Vice-Coordenador | Prof. Drº. José Francisco Chicon |
| Contato | |
|---|---|
| Telefone | (27) 4009-2622 |
| mgracasilvaesa [at] gmail.com | |
| @laefafestufes |
|
PESQUISADORES |
CURRÍCULO LATTES |
FORMAÇÃO ACADÊMICA |
|---|---|---|
|
Daniel Poubel Martelletti |
Mestrado |
|
|
Daniela Lima Bonfat |
Doutoranda |
|
|
Fabiana Zanol Araújo |
Doutoranda |
|
|
Flaviane Lopes Siqueira Salles |
Doutoranda |
|
| Hacksa Piler Portes | http://lattes.cnpq.br/4074727060562240 |
Graduação |
|
Ingrid Rosa Carvalho |
Mestrado |
|
|
Izabella Vighini Garozzi |
Graduação |
|
|
João Victor Sousa Roella |
http://lattes.cnpq.br/6279941282333588 |
Graduação |
|
Maria do Perpétuo Socorro Sarmento Pereira |
http://lattes.cnpq.br/9940055346582613 | Doutoranda |
|
Mauricio Barcelos de Barros Cruz |
Doutorando |
|
|
Rayanne Rodrigues de Freitas |
Mestranda |
|
|
Thierry Pinheiro Nobre |
Mestrando |
PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA
|
Título |
Autor/Autora |
Ano de Publicação |
Link de acesso |
|---|---|---|---|
|
Artigos |
|||
|
A linguagem como instrumento de inclusão social: uma experiência de ensino do hip hop para jovens e adultos com deficiência intelectual e autismo |
Ingrid Rosa Carvalho; Joyce Klein; Daiane Matheus Pessoa; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá. |
2020 |
|
|
A inclusão na Educação Física escolar: um estudo narrativo com professores de Miracema do Tocantins/TO |
Daniela Lima Bonfat; Marciel Barcelos; Rodrigo Lema Del Rio Martins; Lucas Xavier Brito. |
2020 |
|
|
Educação Física escolar e o transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa |
Flaviane Lopes Siqueira Salles; Luan Gonçalves Jucá; George Almeida Lima; Carlos Henrique Nascimento de Cristo Junior. |
2022 |
|
|
Educação na Modernidade Líquida: O Desafio de Educar |
Mauricio Barcelos de Barros Cruz; Fabio José Antonio da Silva; Ronualdo Marques; Paulo Roberto Ribeiro Marinho; Avanilde Polak; Vinicius Guiraldelli Barbosa; Marco Antônio Ribeiro Merlin;Gilson Alves Ribeiro; Antônio Igo Barreto Pereira; Gilmarques Lopes Gomes. |
2022 |
|
|
Práticas Corporais de Aventura como ferramenta inclusiva para pessoas com deficiência |
Flaviane Lopes Siqueira Salles; Rayanne Rodrigues de Freitas; Daniela Lima Bonfat; Daniel Poubel Matos da Silva; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá. |
2022 |
|
|
Percepções sobre a melhoria da qualidade de vida de participantes de um projeto de extensão para pessoas com baixa visão e cegueira durante a pandemia. |
Daniela Lima Bonfat; Rayanne Rodrigues de Freitas; Mauricio Barcelos de Barros Cruz; Izabella Vighini Garozzi; Maurício Barcelos de Barro Cruz; Julia Mofati Azevedo; Bruno Vinicius Vieira de Aguiar; Ana Claudia Silverio Nascimento; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá. |
2023 |
|
|
Formação inicial de professores de Educação Física numa perspectiva inclusiva: uma análise documental. |
Daniela Lima Bonfat; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá. |
2023 |
|
|
Capacitismo, deficiência e educação física: notas sobre uma prática discriminatória e excludente |
Daniela Lima Bonfat; Rayanne Rodrigues de Freitas; Fabiana Zanol Araújo; Flaviane Lopes Siqueira Salles; Mauricio Barcelos de Barros Cruz; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá. |
2024 |
|
|
Atendimento educacional especializado no município de Cariacica/ES: caminhos trilhados e novos desafios |
Gianni Marcela Ferreira Boechard; Angela do Nascimento Paranha de Oliveira; Cinthya Campos de Oliveira Mascena; Flaviane Lopes Siqueira Salles; Patrícia Andrade Reis Mendonça. |
2024 | Acessar |
|
Ensino colaborativo como princípio facilitador para inclusão do aluno com deficiência na Educação Física Escolar. |
Ingrid Rosa Carvalho; Rayanne Rodrigues de Freitas;Daniela Lima Bonfat; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá. |
2024 | Acessar |
|
Educação Física e Inclusão: Contribuições De Paulo Freire Para Uma Formação Humanizadora
|
Flaviane Lopes Siqueira Salles; Fabiana Zanol Araújo; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá. |
2024 | Acessar |
|
Produção de Conhecimento Sobre Atividade Física Adaptada, Qualidade de Vida E Saúde Para Pessoas com Deficiência
|
Laís Tristão Cardoso; Paulo Sergio Pereira; Daniela Lima Bonfat; Rayanne Rodrigues de Freitas; Ana Claudia Silverio Nascimento; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá. |
2024 |
Acessar |
|
A experimentação do yoga em tempos de isolamento social: limites e possibilidades em relação à qualidade de vida de pessoas com deficiência visual
|
Julia Mofati Azevedo; Rayanne Rodrigues de Freitas; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá |
2024 |
Acessar |
|
A formação inicial de Professores de Educação Física na perspectiva inclusiva a partir de estudos no Brasil e em Portugal. |
Daniela Lima Bonfat; Ingrid Rosa Carvalho; Rayanne Rodrigues de Freitas; João Filipe da Silva Figueira Martins; José Francisco Chicon. |
2025 |
Acesso |
|
Práxis inclusivas na Educação Física: problematizações entre Paulo Freire e a Pesquisa-Ação
|
Maria das Graças Carvalho Silva de Sá; Flaviane Lopes Siqueira Salles; Maurício Barcelos de Barros Cruz; Fabiana Zanol Araújo; Daniela Lima Bonfat; Denise Meyrelles de Jesus. |
2025 |
Acesso |
|
Livros |
|||
|
Educação física e inclusão: aspectos relacionais da criança com autismo |
Fabiana Zanol Araújo; José Francisco Chicon |
2020 |
|
|
A mediação do professor no brincar da criança com autismo |
Flaviane Lopes Siqueira Salles; José Francisco Chicon |
2020 |
|
| Educação Física escolar, formação e inclusão: (res)ignificando a prática docente no ensino fundamental I | José Francisco Chicon; Graciele Massoli Rodrigues. | 2025 | Acessar |
| O Brincar da criança com autismo em ambientes educacionais de aprendizagem: prática educativa, formação e inclusão. | José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá; Suzana Azevedo feltmann Silva. | 2025 | Acessar |
|
Capítulo de livros |
|||
|
Aspectos Associados À Prática De Atividade Física Durante A Pandemia Da Covid-19 |
Mauricio Barcelos de Barros Cruz; Maurício Almeida; Cleonaldo Gonçalves Santos; Ana Paula Campos Fernandes; Alisson Roberto Isidorio; Mauro Lúcio de Oliveira Júnior. |
2021 |
|
|
Tensões, avanços e possibilidades no processo de escolarização dos sujeitos com autismo: uma revisão bibliográfica |
Flaviane Lopes Siqueira Salles |
2021 |
Obs.: Impresso |
|
Percepção dos/as acadêmicos do Curso de Bacharelado em Educação Física sobre sua experiência de formação no Laefa |
Flaviane Lopes Siqueira Salles |
2021 |
Obs.: Impresso |
|
A intervenção educativa na brincadeira da criança com autismo. |
Fabiana Zanol Araújo; Talita Brasileiro Vaz Penatieri; José Francisco Chicon; Ivone Martins de Oliveira.
|
2021 |
Obs.: Impresso |
|
Relações Sociais na infância: um olhar para a criança com autismo |
Fabiana Zanol Araújo; Josó Francisco Chicon; Ivone Martins de Oliveira; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá |
2021 |
|
|
Aprender brincando: caderno de fundamentos e atividades lúdicas inclusivas para crianças de 3 a 6 anos. |
Fabiana Zanol Araújo; Flaviane Lopes Siqueira Salles; Thierry Pinheiro Nobre; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá; Mônica Frigini Siqueira; Gabriela de Vilhena Muraca; Suzana Azevedo Feltmann Silva; Gabriela Linhares Daltio; Tatiana Maria de Souza; Pedro Sobrado Jabour Braz da Silva; Brenda Patrocínio Maia; Iago Peruchi da Cunha.
|
2021 |
|
|
A constituição de vínculo na relação entre uma criança com autismo e o professor. |
Fabiana Zanol Araújo |
2021 |
Obs.: Impresso |
|
A brincadeira da criança com autismo na brinquedoteca |
Rayanne Rodrigues de Freitas; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá; Ivone Martins de Oliveira; Gabriela de Vilhena Muraca. |
2021 |
|
|
A ação mediadora do professor na brincadeira da criança com autismo |
Rayanne Rodrigues de Freitas; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá; Ivone Martins de Oliveira; Gabriela de Vilhena Muraca. |
2021 |
|
|
Educação Física, dança e inclusão: uma revisão bibliográfica em periódicos nacionais. In: Experiências inclusivas em Educação Física: contextos escolares e não escolares. |
Daniela Lima Bonfat |
2021 |
Obs.: Impresso |
|
Educação Profissional E Tecnológica: Corpo, Gênero E Sexualidade Na Educação Física |
Mauricio Barcelos de Barros Cruz; Maurício de Almeida; Mauro Lúcio de Oliveira Júnior; Cleonaldo Gonçalves Santos; Priscila Figueiredo Campos Reinaldo Oliveira Paizante; Maurício Nigri Junior; Paulo Márcio Fucci; Naysia Alves Figueiras; Guilherme de Andrade Ruela. |
2023 |
|
|
A necessidade como mola propulsora para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança com autismo |
Thierry Pinheiro Nobre; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá; Mônica Frigini Siqueira; Gabriela de Vilhena Muraca.
|
2023 |
|
|
Vamos Brincar: Cadernos de fundamentos e atividades lúdicas inclusivas para crianças de 3-6 anos. Volume 2. |
Fabiana Zanol Araújo; Flaviane Lopes Siqueira Salles; Thierry Pinheiro Nobre; José Francisco Chicon; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá; Mônica Frigini Siqueira; Gabriela de Vilhena Muraca; Suzana Azevedo Feltmann Silva; Tatiana Maria de Souza; Iago Peruchi da Cunha; Wendalla Souza Reis; Paula Nathalia Moreira |
2023 |
|
|
O brincar da criança com autismo em contextos educacionais: mediação pedagógica e brincadeira de faz de conta. |
José Francisco Chicon; Wendella Souza Reis; Suzana Azevedo Feltmann Silva; Gabriel Vighini Garozzi; Fabiola Alves Coutinho Gava; Gabriela de Vilhena Muraca. |
2025 |
Acessar |
|
O brincar da criança com autismo em contextos educacionais: a inclusão na educação infantil e aspetos interacionais. |
José Francisco Chicon; Wendella Souza Reis; Suzana Azevedo Feltmann Silva; Gabriel Vighini Garozzi; Fabiola Alves Coutinho Gava; Gabriela de Vilhena Muraca. |
2025 |
Acessar |
|
Percepção dos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física sobre sua experiência de formação no LAEFA. |
José Francisco Chicon; Gabriel Vighini Garozzi; Fabiana Zanol Araújo; Flaviane Lopes Siqueira Salles; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá. |
2025 |
Acessar |
|
Inclusão de uma criança com autismo: estratégias de ensino nas aulas de Educação Física escolar |
José Francisco Chicon; Leonardo Pasolini; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá; Gabriela de Vilhena Muraca; Rayanne Rodrigues de Freitas. |
2025 |
Acessar |
|
A gestão do ambiente de aprendizagem na inclusão de uma criança com deficiência múltipla. |
José Francisco Chicon; Leonardo Pasolini; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá; Gabriela de Vilhena Muraca; Rayanne Rodrigues de Freitas. |
2025 |
Acessar |
|
A interação do educador com a criança com autismo na brincadeira: mobilizando o interesse da criança para explorar novos ambientes e brincar com seus pares. |
José Francisco Chicon; Hevilyn Rodrigues de Carvalho; Suzana Azevedo Feltmann Silva; Ingrid Rosa Carvalho; Vitor Brandão de Souza.
|
2025 |
Acessar |
|
A interação criança com e sem autismo na brincadeira com foco na dimensão espacial. |
José Francisco Chicon; Hevilyn Rodrigues de Carvalho; Suzana Azevedo Feltmann Silva; Thierry Pinheiro Nobre;
|
2025 |
Acessar |
|
Aprender brincando em casa: ações pedagógicas para o brincar da criança com autismo durante a pandemia |
José Francisco Chicon; Fabiana Zanol Araújo; Flaviane Lopes Siqueira Sales; Gabriela de Vilhena Muraca; Thierry Pinheiro Nobre; Suzana Azevedo Feltmann Silva; Maria das Graças Carvalho Silva de Sá. |
2025 |
Acessar |
|
A gestão escolar e os desafios enfrentados a partir da formação continuada: contribuições de um grupo de pesquisa. Perspectivas e práticas de pesquisa-ação: o grupo de estudo-reflexão como possibilidade |
Bárbara Rebecca Baumgartem França; Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto; Flaviane Lopes Siqueira Sales; Gustavo Falcão Santana. |
2025 | Acessar |
| TCC | |||
|
Percepções sobre a perda visual e o envelhecimento dos participantes do projeto de extensão prática pedagógica de educação física adaptada para pessoas com deficiência. |
Izabella Vighini Garozzi |
2025 |
|
|
Dissertações |
|||
|
A mediação pedagógica do professor na brincadeira da criança com autismo |
Flaviane Lopes Siqueira Salles |
2018 |
|
|
Aspectos relacionais da criança com autismo em situação de brincadeira |
Fabiana Zanol Araújo |
2019 |
|
|
Ações colaborativas em aulas de Educação Física: possibilidades inclusivas para os alunos público-alvo da Educação Especial |
Ingrid Rosa Carvalho |
2022 |
|
|
Formação inicial de professores de Educação Física na perspectiva inclusiva: uma análise comparativa sobre Brasil e Portugal |
Daniela Lima Bonfat |
2022 |
|
|
Formação Continuada em Educação Física na perspectiva inclusiva no município de Anchieta/ES: avanços, desafios e possibilidades para atuar com alunos público-alvo da educação especial. |
Daniel Poubel Martelletti |
2023 |
|
|
Processos formativos em Educação Física na perspectiva inclusiva: Diálogos interseccionais com a diferença |
Mauricio Barcelos de Barros Cruz
|
2024 |
Acesso |
