Lançamento da obra "Relações étnico-raciais na Educação Infantil: diálogos com a literatura afro-brasileira e africana, corporeidade e danças populares"

No dia 15 de dezembro de 2022, às 9 horas, no auditório do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, será lançada a obra “Relações étnico-raciais na Educação Infantil: diálogos com a literatura afro-brasileira e africana, corporeidade e danças populares”. O livro é fruto de um esforço coletivo proveniente de um desejo compartilhado entre professoras e professores em transformar práticas e superar representações que colocam crianças negras e as suas famílias em condição de subalternidade nas instituições de Educação Infantil. Com base em reflexões coletivas sobre experiências pedagógicas que tematizam as manifestações culturais de matrizes africanas e afro-brasileiras, os textos presentes nessa obra problematizam os desafios e apresentam possibilidades para a materialização de um currículo decolonial, necessário para contemplar a diversidade étnico-racial que nos constitui e para afirmar, desde a Educação Infantil, uma educação antirracista. O material é uma das ações resultantes do curso de formação continuada registrado na Proex/Ufes, realizado na parceria entre o Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (Naif) da Ufes e a Secretaria de Educação de Vitória/ES.