Histórico

Estudos que tratam da história da Educação Física brasileira reconhecem a importância do curso de Educação Física da UFES, criado em 26 de junho de 1931. Este curso foi federalizado em 1940, passando a ser reconhecido como curso superior de Educação Física 21 anos mais tarde, em 30 de janeiro de 1961. Hoje, o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) se destaca nacionalmente por causa da excelência na formação inicial, na pós-graduação e na produção do conhecimento realizada por seus diversos grupos de pesquisa.

O CEFD tem por finalidade a formação de profissionais de educação física, visando a inserção nos diferentes campos de atuação e intervenção. Busca, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão a formação qualificada, com fins a uma intervenção comprometida socialmente e pautada em princípios éticos.

Hoje, o CEFD oferece na formação em graduação o curso de licenciatura e o curso de bacharelado. No âmbito da pós-graduação, oferta cursos eventuais de especialização e mantém um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, em nível de mestrado e doutorado (CAPES 4), com duas áreas de concentração: Estudos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física e Educação Física, Movimento Corporal Humano e Saúde. No ano de 2016 foi aberta a turma de mestrado profissional em educação física escolar, uma iniciativa em rede, coordenada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910