Manifestação da Direção do CEFD a respeito da Nota de Repúdio da Atlética do CEFD de 13 de maio de 2018

MANIFESTAÇÃO DA DIREÇÃO DO CEFD A RESPEITO DA NOTA DE REPÚDIO DA ATLÉTICA DO CEFD DE 13 DE MAIO DE 2017

Devemos começar saudando a renovação do interesse dos alunos do CEFD pela qualidade de seu curso e de suas instalações. Isto é muito positivo. Também é bastante positivo que tenham aderido ao conceito que tanto defendemos que instalações esportivas são antes de tudo, nossas salas de aula. Temos insistido nisto com todos os que pretendem usar nossas instalações.

Ninguém tem tido maior interesse e empenho e conservar e melhorar as instalações do CEFD do que a Direção. Foi por causa deste empenho que conseguimos os recursos para melhorar a acessibilidade do Centro, construir bicicletários, ampliar a biblioteca, comprar mais de 40 cadeiras novas, renovar os computadores do laboratório de informática, trocar as bombas da piscina, lançar campanha de conservação e limpeza e reformar e melhorar as quadras cobertas.

O uso dos espaços do CEFD é controlado exatamente porque são nossas salas de aula e porque são caros de construir e de manter. A política de uso destes espaços privilegia as aulas e as atividades de extensão. Temos um horário exclusivo para a Atlética do CEFD e outros para o uso geral dos alunos, para professores e servidores.

Como todos sabem, por falta de outras instalações, historicamente as competições esportivas estudantis na UFES são realizadas em nossas instalações. Isto não é novo. Também não é novo que nestas competições ocorrem excessos de várias ordens.

Vale a pena recordar que em função dos danos causados no ginásio do CEFD durante a Copa UFES do ano passado, as competições estudantis de outros Centros foram suspensas, com exceção dos Jogos Capixabas de Medicina em função do acordo de responsabilidade assumido e cumprido por aqueles alunos.

No caso específico do evento que gerou a nota de repúdio, passo a relatar e comentar fatos e informações que foram informados previamente à direção da Atlética do CEFD.

A competição foi autorizada após garantia de responsabilidade por parte do Diretor do CCJE e dos alunos solicitantes do curso de Direito para reparo de qualquer dano que ocorra em nossas instalações. Notem que não foi solicitada a realização de uma festa e sim de uma competição esportiva. A instalação de touro mecânico não foi informada previamente e quando fomos informados determinamos sua desinstalação. Diga-se de passagem que o equipamento não foi montado nas quadras, mas na área central entre elas. De qualquer forma, o Diretor do CCJE foi informado disto. Na segunda-feira, 07 de maio às 7:30, fizemos vistoria nas quadras não encontrando nenhum dano ao patrimônio.

Quanto ao que ocorreu neste sábado, caso tenham ocorridos danos, eles serão cobrados. De qualquer maneira, como foi acordado com o Diretor do CCJE, novos eventos do curso de Direito não ocorrerão nas instalações do CEFD.

Por fim, lamento e estranho que a nota da Atlética afirme que as festas que pretendiam fazer foram proibidas e "o porquê ninguém sabe". Isto não é verdade. A Atlética sabe que para que a última festa realizada, a Direção do Centro assumiu junto a Prefeitura da Universidade a responsabilidade por sua autorização o que garantiu que a segurança da UFES não impedisse a continuidade do evento. A Atlética sabe que estávamos conversando sobre a possibilidade de realização de outras de modo a atender a Resolução da UFES sobre festas. De fato, temos apoiado a Atlética do CEFD no limite de nossas possibilidades dando condições materiais que nunca tiveram antes. Sala, mobília, computador, ar condicionado e brevemente, acesso à internet.

Todos nós queremos e teremos um CEFD melhor, mas isto exige responsabilidade, transparência e verdade. Vamos em frente!