Livro Epilepsia e Exercício Físico

A epilepsia é umas das doenças neurológicas mais comuns do mundo, mas ainda é pouco compreendida, cercada de mitos e mal entendidos. Esse livro vai preencher uma lacuna importante, especialmente no campo do exercício físico. Hoje já se reconhece o exercício físico como um valioso tratamento complementar para diversas doenças, no entanto, a epilepsia é frequentemente deixada de fora, o que é grave. Grave porque o exercício físico pode ajudar em manifestações diretas da doença e na saúde geral das pessoas.

Infelizmente, em pleno século XXI e a despeito da grande quantidade de estudos científicos mostrando os efeitos positivos do exercício físico para pessoas com epilepsia, muitos profissionais da saúde ainda não aconselham os seus pacientes a se engajarem em um programa de exercício físico.

Para além disso, existem muitos mitos e “fantasmas” que acompanham os pacientes, profissionais e familiares e como consequência prejudicam o bem-estar, o estado de saúde, a socialização, a empregabilidade, a qualidade de vida e o nível de atividade física de pessoas com epilepsia.

Muitas das informações que você lerá neste livro são fruto de pesquisas científicas realizadas nas nossas universidades e que contaram com a participação de estudantes (graduação e pós-graduação) bem como de outros professores e pesquisadores da área.

Como diz o renomado professor e pesquisador da área e referência mundial em “exercício físico na epilepsia”, Dr. Ricardo Mário Arida, “É preciso dar condições para que pessoas com epilepsia saiam das sombras da sociedade”.

Os autores.